Nós ❤ pessoas criativas
Levamos experiências incríveis da sua marca para seus consumidores, nós na verdade, amamos o que fazemos e esse é o nosso grande diferencial!
 
Links
Sobre
Social
  • Branca Ícone Instagram
  • White Facebook Icon
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone LinkedIn

Desenvolvido por Nós! 

Agência Mati Digital | CNPJ 36.567.849/0001-99

  • Matheus Moura

Logotipo precisa começar com a letra maiúscula? Essas 10 marcas provam que não

Talvez em algum momento você já esteve criando um logotipo para a marca de um cliente e se deparou com essa questão: afinal de contas o logotipo de uma marca precisa iniciar com a letra em caixa alta (maiúscula)?


Seguindo um raciocínio das regras gerais de escrita, podemos acreditar que a primeira letra do logotipo de uma marca deve ser maiúscula afinal de contas estamos tratando de um nome, ou seja, deve iniciar com a letra em caixa alta.


Eu fico surpreso com a quantidade de clientes que seguem exatamente essa linha de pensamento e sempre recusam qualquer proposta de logotipo que quebre essa regra de escrita.


Foi pensando justamente nisso que eu decidi escrever esse artigo para poder servir como uma reflexão, tanto para você que é profissional ou está se profissionalizando quanto para um cliente que está buscando entender melhor como funciona o processo de criação de uma marca.


Sendo assim se você estiver com dificuldade em mostrar ao seu cliente que sua proposta de logotipo com letra minúscula pode ser aceita sem nenhum problema, mostra esse artigo para ele que tenho certeza que ele pode mudar de ideia.


Algo que devemos entender sobre a criação do logotipo de uma marca, e que é o tema central desse artigo, é que ele não segue as mesmas regras de escrita de nenhum idioma.


O logotipo de uma marca possui essa liberdade de estar acima de qualquer regra de grafia ou concordância, obviamente que isso deve estar em harmonia com a proposta da marca em si.


Ou seja, deve haver um motivo para uma mudança de grafia ou a representação gráfica de uma escrita que já está no senso comum das pessoas.


É preciso sempre levar em consideração também o público alvo que aquele logotipo procura atingir, você precisa sempre avaliar o impacto que a representação do logotipo irá causar entre eles.


O fato de você estar tratando da representação gráfica de um nome não é um fator determinante para que a primeira letra seja em caixa alta, o que irá definir isso serão outros fatores relacionados ao conceito da marca.


Para deixar isso mais claro eu decidi fazer aqui uma lista de 10 marcas cujos logotipos não se iniciam com a letra maiúscula e que talvez você nunca tenha visto isso como um problema. Vamos a eles:


1. Adidas

A Adidas é uma das marcas esportivas mais famosas do mundo. Esteve presente em quebras de recordes e em incontáveis vitórias dos maiores atletas da história. Essa marca alemã representa perfeitamente a competitividade nos esportes.

2. Imaginarium

Quando se trata de presentes criativos a Imaginarium sai na frente. Essa marca se especializou em oferecer opções de presente que fogem do convencional.

3. Paco Rabbanne

A Paco Rabanne sempre foi famosa no universo da moda por suas roupas futuristas. Essa grife é constantemente lembrada por seus óculos, relógios e seus perfumes que são campeões de vendas.

4. Colcci

A Colcci é uma marca brasileira de criação e confecção de roupas que foi fundada em Brusque, no estado de Santa Catarina. Foi em 1997 que a empresa passou por uma grande reformulação; foram mudadas as embalagens, a marca, e as lojas, tudo para as peças possuírem um conceito mais fashion.

5. Facebook

Durante muitos anos o Orkut e MySpace dominaram o segmento de redes sociais, porém todos os outros sites de relacionamento tiveram que dar espaço ao fenômeno digital chamado Facebook que mudou a maneira como as pessoas usam a internet e se conectam com seus amigos.

6. Twitter

Com o Twitter você tem apenas 140 caracteres para passar sua mensagem. É esse o conceito básico do Twitter que também se tornou um fenômeno das publicações online.

7. Crocs

Você pode até achar que os calçados da Crocs são bregas mas a verdade é que eles são usados por jovens, adultos e crianças. Podem ser esquisitos mas são coloridos, confortáveis e higiênicos.

8. Amazon

A Amazon pode ser considerada como a Coca Cola da internet. Começou vendendo livros e hoje oferece uma infinidade de produtos e serviços. É considerada uma das mais confiáveis quando se trata de compras pela internet.

9. Americanas.com

A Americanas.com é uma loja de departamentos online, depois do grande sucesso de suas lojas físicas a marca também se tornou fortemente presente na web e é uma das mais procuradas quando se precisa comprar produtos de beleza, utensílios para o lar, brinquedos e muito mais.

10. Natura

A Natura é uma das marcas mais famosas no Brasil e virou sinônimo de produtos inovadores que proporcionam prazer e bem estar. A marca se posicionou de forma sólida no mercado nacional e se tornou uma das mais valiosas e respeitadas.


Bom agora você já lembrou de algumas marcas que possuem ótimos logotipos e que não iniciam com a letra em caixa alta, espero que de alguma forma esse artigo possa lhe ajudar a melhorar a sua percepção e compreensão sobre a criação de logotipos.


Bom criativo mais uma vez vou encerrando por aqui, um grande abraço e até a próxima.


Por clubedodesign.com